MultibrásMultibrás

Multibrás

Institucional :: História

Empresa

Criada em 2006, com a reorganização societária entre Multibrás S.A. Eletrodomésticos e Empresa Brasileira de Compressores S.A. - Embraco, a Whirlpool S.A. já nasceu com uma longa história de sucessos.

A Multibrás S.A. Eletrodomésticos foi formada em 1994, a partir da fusão da Brastemp S.A. com a Consul S.A., com o objetivo de fortalecer sua posição no mercado nacional. A partir daí, Brastemp e Consul passam a ser exclusivamente marcas de produtos comercializados pela Multibrás.

Em 1997, a Multibrás adquire a Whirlpool Argentina, que hoje atua em refrigeração, lavanderia e cocção, com as marcas Whirlpool, Eslabón de Lujo e Consul.

Neste mesmo ano, a parceria entre a Brasmotor e a Whirlpool Corporation avança mais um passo, quando a companhia norte-americana passa a ser a acionista majoritária da Brasmotor S.A.

Um ano depois, a Multibrás assume as operações da Philips no Chile, constituindo a Whirlpool Chile.

Em janeiro de 2000, em leilão público na Bolsa de Valores de São Paulo, a Whirlpool Corporation adquire mais ações da Multibrás e da Brasmotor, passando a deter quase 95% do capital das duas empresas.

A parceria entre Brasmotor e Whirlpool Corporation começou muito antes. Firmada no final da década de 1950, seu objetivo era, para a Brasmotor, trazer novas tecnologias ao Brasil e, para a Whirlpool Corporation, expandir seus negócios fora do território norte-americano.